Quer Inovar? Não pergunte aos Consumidores.

 In Inovação

Walkman e InovaçãoMuitas vezes, uma Inovação não passa por Pesquisas de Mercado. Esse é um tema polêmico porque as Pesquisas de Mercado e junto a Consumidores são Metodologias consagradas em todas áreas de Desenvolvimento de Produtor/Serviços e de avaliação de Mercado.

Mas… eu reconheço que ignorar as Pesquisas também é uma estratégia.  Incomum e para poucos, mas é!

Grandes empreendedores como Steve Jobs, Henry Ford, Akio Morita (da Sony) entenderam que deviam pensar soluções a partir do zero ao invés de pesquisar a opinião dos seus consumidores. A essência desse pensamento é que as pessoas falam do que conhecem e, tipicamente, desejarão melhorias incrementais, e não revolucionárias.

Temos boas frases de alguns líderes empresariais.  Henry Ford , que criou o conceito de produção de veículos em massa dizia que: Se eu perguntasse a meus compradores o que eles queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido”.  Steve Jobs  foi radical ao falar que: “As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas”. Akio Morita, fundador da Sony e um ídolo do Steve Jobs, foi contra todos ao lançar o Walkman. Se você é jovem e não conhece o Walkman (o avô do Ipod), saiba que ele introduziu o conceito de levar a música com você. Clique aqui para assistir um de seus primeiros comerciais (de 1981).

É um tema fascinante que permite discussões apaixonadas. Aquelas em que todos estão certos dependendo de por onde olhamos. Fiz um um vídeo comentando esse tema.  Clique aqui para assistir ao Vídeo.

Recent Posts

Leave a Comment

Fale conosco

Not readable? Change text.