Pequenas Empresas: On e Off

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Pequenas Empresas

Pequenas empresas precisam de um bom Marketing: online e offline.

Começar um novo empreendimento exige muito e nem sempre é fácil. São tantos os detalhes que precisam ser pensados, planejados e organizados que é necessário ficar ligado para não perder o foco.

O marketing da empresa entra também em uma dessas categorias, em que os empreendedores se questionam: como irei comercializar meus produtos? Como irei oferecer meus serviços? O que devo fazer para ficar conhecido?

Alguns empreendedores ainda fazem uso de algumas táticas antigas, como a publicidade em outdoors ou a magia do pensamento positivo: “Eu sou o melhor em XYZ e assim que as pessoas souberem sobre o meu negócio, obviamente irei conquistar todo o mercado, é só pensar positivo”. Bom, pensamento positivo é mais do que bem-vindo na hora de abrir um novo negócio, mas infelizmente não paga as contas.

Toda empresa precisa de uma estratégia online para prosperar hoje em dia. Porém, a maioria dos proprietários de pequenas empresas ainda não a possuem. Seja por falta de conhecimento ou por não considerarem que são realmente válidas. Se tirarmos como exemplo uma PME em que o proprietário tem em média 50-60 anos de idade, a ideia de migrar para o Instagram faz muito menos sentido do que utilizar estratégias das quais já foram “trabalhas e provadas há anos”, mesmo se ainda não houver nenhuma maneira para rastrear e verificar seus resultados.

Tenha em mente que todas essas táticas, sejam elas as melhores do mundo, não são uma forma de substituir um serviço ou produto de qualidade ao cliente. O empreendimento precisa ter uma boa base e ser bem executado.

A fórmula: marketing offline + marketing em rede social + listagens em diretórios locais + marketing de conteúdo = negócio bem-sucedido

Marketing Offline não é inútil

As táticas da velha escola de Marketing não são inúteis, mas a maioria das pessoas irão preferir procurar locais no Google do que nas Páginas Amarelas. O grande problema com a publicidade offline é a dificuldade de mensurar os KPIs (Indicadores-chave de desempenho). É difícil, por exemplo, dizer quantas pessoas viram seu anúncio, qual foi o resultado alcançado ou quantas delas entraram na sua loja depois que viram o anúncio. No entanto, ainda é uma boa maneira de criar conscientização de marca e expandir a publicidade.

Marketing nas redes sociais é importante.

Dominar uma plataforma de mídia social, de Facebook à Snapchat – tudo depende do seu produto/serviço e público-alvo.

  1. Marcar sua localização geográfica e utilizar hashtags pode ser utilizado para criar visibilidade na comunidade local do seu empreendimento. Caso contrário, as pessoas poderão encontrar seu negócio a partir de qualquer canto do mundo. Porém, isso não é negativo caso você também tenha uma loja on-line. Essa é uma das formas de definir e focar no seu público-alvo, além de aumentar a visibilidade para aqueles que ainda não conhecem seu negócio.
  2. Postar um conteúdo relevante é de extrema importância. Não adianta encher a timeline dos clientes com assuntos que não são atraentes ou que não possuem conexão alguma com seu produto ou serviço. Por isso, faça sempre um conteúdo que seja interessante o bastante para alguém compartilhar, clicar ou ir para o seu website.
  3. Fazer campanhas em redes sociais também pode ser uma ótima tática, principalmente no início do seu negócio. As campanhas pagas ainda são bem aceitas e as aqueles que possuem interesse irão realmente seguir a sua página depois de tê-la visto nos tópicos sugeridos. Essa é uma estratégia de crescimento para ganhar visibilidade e uma maneira de controlar seus KPIs, ou seja, verificando se há interesse do público definido como alvo e posteriormente verificando se há conversões a partir das redes sociais.

Colocar seu website em diretórios web.

Não subestime essa tática. Encontre as listas dos diretórios web e cadastre o website do seu empreendimento. Certifique-se sempre de que o perfil do seu negócio possui informações precisas e up-to-date, incluindo horário de abertura, quais são os exatos serviços e fotos.

Sites de avaliação e feedback

Pedir um feedback para o cliente é sempre importante. Hoje em dia, é possível encontrar isso em websites como TripAdvisor. Estar presente nesses sites, ter uma descrição, ser avaliado e receber feedbacks constrói uma imagem para quem não conhece seu negócio e precisa ganhar confiança. Isso pode ser considerado principalmente para restaurantes ou bares, por exemplo.

O conteúdo é o rei.

Criar conteúdo é a melhor maneira de ter um efeito viral. Conteúdo não significa somente longos textos. Ele pode ser em forma de vídeos, imagens interessantes, infográficos e artigos em blogs. Isso é como você irá se diferenciar dos seus concorrentes, onde você poderá compartilhar suas ideias e os valores do seu negócio. É também uma forma de chamar atenção e alcançar um público maior. Um blog no seu website, por exemplo, é sempre bem-vindo. Lá, é possível criar conteúdo relevante para o próprio website e divulgá-lo em redes sociais.

Conclusão:

Por fim, a quantidade de estratégias e possibilidades são enormes. É necessário ficar focado e sempre medir o que está dando certo, para quando der errado poder tomar uma atitude e trocar o meio de marketing. Para obter mais ideias, dê uma olhada no que empresas de sucesso da sua área fazem como tática de marketing. Essa é uma forma de se inspirar e descobrir o que pode ser utilizado para o seu empreendimento.

 

Autora: Diana Morgado, formada em relações internacionais, mora em Berlim e trabalha junto com o time de internacionalização do SmartBusinessPlan, a ferramenta de plano de negócios que auxilia o empreendedor a ter sucesso com a organização dos seus negócios, incluindo um planejamento financeiro completo.

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