Estratégias Digitais para Empreendedores

 In Business, Marketing Digital

Porque todos empreendedores precisam de Estratégias Digitais? Por uma simples razão: o jogo de comunicação passa hoje pelo Mundo Digital. Não importa se um negócio, causa ou empreendimento acontece no mundo físico ou digital. Ele precisa aumentar sua audiência, criar “autoridade”, gerar engajamento e, em muitos casos, promover interações comerciais (vender algo).

Mesmo profissionais liberais e pequenas empresas precisam do Estratégias de Marketing Digital. Na verdade, principalmente estes precisam estar no Mundo Digital, com ações de baixo custo e alto impacto. Isso é possível? Claro, desde que o empreendedor ou empreendedora tenha uma boa estratégia. Jamais foi tão possível alcançar uma audiência gigantesca com poucos recursos financeiros e muita inteligência. Antes, tínhamos mídias tradicionais como jornais, rádios, revistas, TV (aberta), outdoor, panfletos…  À exceção dos panfletos, todos outros só estavam ao alcance de grandes instituições ou empresas. Hoje, temos um Mundo Digital com uma audiência extraordinária em busca de bons conteúdos.

Vou contar uma experiência própria. Criamos uma Página no Facebook chamada Negócios e Web. Nosso objetivo foi compartilhar nossos estudos, experiências e responder a uma pergunta: há audiência para Conteúdos relevantes em uma Página extremamente cuidadosa mas sem glamour? A resposta foi assombrosa. Investindo 5 reais por dia em impulsionamento, alcançamos 10 mil Seguidores em menos de 30 dias. Nessa página, postamos Vídeos com breves reflexões sobre questões do empreendedorismo, frases de grandes pensadores e/ou empreendedores,  posts com links para artigos como este… O que o mundo nos respondeu foi: gere conteúdo consistente que o mundo lhe abraçará. Dê uma olhada você mesmo para entender o que falei. Clique aqui para acessar a Página do Face “Negócios e a Web”. E vamos ser francos: “Negócios e Web” não é um nome chamativo e muito menos as fotos de fundo que usamos em homenagem aos grandes pensadores.

Estratégias Digitais ou Estratégias de Marketing Digital é o nome do jogo. Quem está na Web tem visibilidade ampla. Quem não está, tem apenas dois caminhos: investir um caminhão de dinheiro em ações tradicionais que incluem até patrocinar times de futebol ou se contentar com uma abrangência local. Salvo se seu negócio estiver na frente de uma Estação de Metrô.

Estratégias incluem saber para quem falar, o que falar, quando, onde e como.

Há uma  regra geral de que você deve definir seu público alvo e,  procurar alcançar o nível em que estará dialogando com uma pessoa específica (chamada de Avatar ou Persona no Mundo Digital).  Isso é perfeito se seu negócio já está na rua e obtendo respostas. E se você ainda está definindo o que fazer exatamente? Eu recomendo sair do manual e se perguntar:

  • qual a minha expertise? Em que eu realmente sou bom o boa?
  • quem pode se beneficiar do que sei?
  • como eu posso ajudar essa pessoa?

E aí, espalhe sua mensagem para esse público no Mundo Digital. Onde? Minimamente em:

  • Site/blog;
  • Mídias Sociais;

Só aí já temos um mundo inteiro de Canais que devem ser escolhidos de acordo com seu público. Seu público é de executivos do setor privado? O Linkedin é obrigatório.  Seu público é de servidores públicos? Esqueça o Linkedin.  Seu público é formado por pessoas muito jovens? O Facebook está em desuso. São pessoas com meia idade? Estão todos no Facebook. Este artigo estará velho rapidamente se você se fixar nos Canais. Mas terá vida longa se você entender que estou propondo uma Estratégia adaptada à realidade que você estiver vivendo. Hoje, mesmo em desuso, o Email ainda alcança muita gente. E é o único Canal em que você pode chamar alguém pelo nome. Vamos reconhecer que adoramos ser chamados pelo nosso nome.

Entenda que cada Canal tem sua “Força” e respeite como as pessoas lidam com ele. Se você chegou nesse ponto do artigo, consegui obter a sua atenção e o seu tempo. Afinal, em um Blog temos certa calma. Já não temos calma nenhuma no Facebook.

Para finalizar, quero compartilhar uma máxima de nosso tempo: nós decidimos a quem dar atenção. Marketing é obter a atenção das pessoas (certas). Faça a sua parte com responsabilidade,  seja coerente com seus valores e respeite ao seu público que os resultados aparecerão.

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